“COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AOS GESTORES FRENTE A COMPLEXIDADE LABORAL NO MOMENTO ATUAL”

Quais as principais DIFICULDADES dos gestores hoje?
Este tema foi escolhido para ajudar os gestores que trabalham com desenvolvimento de pessoas. Procurando trazer elementos para contribuir com programas de desenvolvimento e aprimoramento pessoal e profissional.
Procuramos aqui apresentar “novos conteúdos” que gerem novas reflexões, com objetivo de melhorar o desempenho das equipes, aumentando o capital intelectual da gestão corporativos.
Esperamos inspirar vocês a implementarem ações mais eficazes, eficientes, efetivas e econômicas, com algum grau de inovação.
Cenário e desafio atual
Encontrar e reter talentos
Falta de qualificação nas competências
Carência do olhar integrado
Falta de institucionalização da aprendizado
Baixa cooperação interpessoal (intergestores)
TRÊS TIPOS DE PESSOAS
Queremos pessoas arrojadas, interdependentes, que tomem decisões.
- As que não fazem o que você pede.
- As que fazem o que você pede.
- As que fazem o que é preciso ser feito
NÍVEIS DE GESTÃO = Liderança Planejar o desenvolvimento adequado para cada um:
NÍVEIS
GESTÃO ESTRATÉGICA
GESTÃO INTERMEDIÁRIA
GESTÃO OPERACIONAL
ESTILOS
Autocrático
Democrático
Liberal
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O que é Competência?
“Características pessoais essenciais para o desempenho da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas”
(CHIAVENATTO, 2000, p. 166)

Competências integradas
Incluem soluções integradas de gestão do conhecimento, gerenciamento de pessoas e processo, tecnologias e gestão em projetos, gestão eficaz de resultados.
– Plano de ação coletivo.

COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS:
VERTICAIS
Métodos e Metodologias em Vendas;
Gerenciamento de Produção de Empresas Modernas;
Gestão de Finanças Coorporativas;
Controladoria Avançada;
Aspectos Legais da Gestão de Pessoas;
Gestão de Inovações e Produtos / Serviços.
FUNDAMENTAIS
Planejamento;
Negócios;
Comunicação e
Relacionamento.
HORIZONTAIS
Liderança Afetiva Produtiva;
Desenvolvimento Humano;
Laboratório de Negociação;
Construção e Análise de Cenários;
Auto capacitação e Gestão de Conhecimento;
Conectividade digital.
FERRAMENTAS PARA COMPETÊNCIAS VERTICAIS
PRODUTIVIDADE 4.0
MODULARIZAÇÃO
VIRTUALIZAÇÃO
TEORIA DOS JOGOS
PESQUISA
CIBERSEGURANÇA
OPERACIONAL
FERRAMENTAS PARA COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS
PLANEJAMENTO
Análise 360º / SWOT / BCG /
5 Forças de Porter e Plano de Ação
FLEXIBILIDADE
PNL / YÔGA / GINASTICA LABORAL / RENOVAÇÃO COGNITIVA / RELAXAÇÃO
NEGOCIAÇÃO, NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Canvas BMG / BSC / DESIGN THINKING / BENCHMARKING
COMUNICAÇÃO
E
RELACIONAMENTO
Oceano Azul / Mapa de Empatia /Raport / Prototipagem Acelerada / Cone Incertezas / Pirâmide da Necessidades
EGOGRAMA
FERRAMENTAS PARA COMPETÊNCIAS HORIZONTAIS
TOMADA DE DECISÃO
EISENHOWER
LABORATÓRIO DE NEGOCIAÇÃO
GUT
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA E DIGITAL
TÉCNICAS DE CONECTIVIDADE

CRIE SEU MODELO COM FERRAMENTAS E COMUNICAÇÃO AJUSTADA PARA ALCANÇAR UM MAIOR E MELHOR POTENCIAL DO SEU NEGÓCIO.
TRAJETÓRIA
Como fazer seu modelo:
Definir um gestor
Identificar a complexidade do projeto - Caso
Juntar os recurso humanos, materiais e financeiros - Orçamento
Estabelecer fases e prazos - Cronograma
Distribuir os papéis por Competência
Estabelecer parcerias
Definir métricas – Indicadores
Fazer e fazer fazerem ...
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